terça-feira, 23 de novembro de 2010

#26 Surpresinha do Dia!

Depois de um longo, Deus sabe que estação [ou quais né?] foi a última, estamos de volta!
Yey. Sim, faltam 2 meses pro casório e eu ainda não surtei, eu acho. Hahahaha
Mas dentro da sanidade que me resta e das mil coisas que 2010 nos reserva ainda - cada segundo conta! - ai vai mais uma daquelas surpresas pequenas, detalhes de um Grande Amor que preenche e faz a vida ter sentido.

Há um mês e pouquinho atrás compartilhei umas idéias, pensamentos e insights que tive no texto dos 5 pães e 2 peixinhos, que aparece 4x nos Evangelhos! A luz pra aspectos diferentes desse texto acendeu quando eu estava na saudosa Muniz Freire, com pessoas muito queridas - e muito doidas!!! adoro! - que estavam dando um ponta pé no sonho de viver um Evangelho que é tudo, em tudo, em todos e por que não COM todos.

Daí a galera da comunicação da Get transformou a mensagem em texto e postou na parte dos "Colunistas" no site. Ai vai o texto na íntegra que em breve pode virar um book!! Yay!

Obrigada Renata Gonçalves pelo texto e a querida Rejane Janaína pelo #bip!!



Loucos por Jesus
DÉBORA ARAÚJO
Ilustração
Débora no Loucos 2010

Jesus Cristo fez tudo por nós na cruz do calvário, a responsabilidade de ir até onde estão os perdidos é nossa e a capacitação para essa tarefa parte de nós mesmos. Neste congresso iremos aprendar sete lições elementares na vida cristã.
Ref: João 6.1-15

1º) Alimentar a multidão é por nossa conta
Na primeira multiplicação dos pães, vemos o Senhor Jesus se dirigindo a Felipe e lhe perguntando: “Onde compraremos pão para todo esse povo?” Jesus já tinha em mente o que iria fazer e fez pergunta a Felipe para testá-lo. André tomou a palavra e disse que ali, havia um rapaz com cinco pães e dois peixinhos.
O Senhor quer ensinar e nos mostrar qual é a nossa missão, Felipe não sabia qual era a missão dele. Procuramos Jesus Cristo, para nos fortalecer e capacitar, porque a função de alimentar as multidões é nossa.

2º) A multiplicação acontece quando morremos para algumas coisas
Difícil coisa é morrermos para o assento confortável da igreja, pela nossa falta de capacidade e de vontade. Morrer para o eu, para o egoísmo... João 12.24
Precisamos morrer para alimentar a multidão. Morrer para os “achismos.” É hora de pararmos com a bobeira de discutirmos por besteiras e nos unirmos por amor a Cruz de Cristo.

3º) Precisamos ver que a multidão está com fome e que ela está com a gente
Jesus poderia resolver tudo sozinho, mas Ele queria ensinar aos seus discípulos que eles podiam também. É necessário enxergar as pessoas ao nosso lado e deixá-las colocar a mão na massa também. O bom líder desenvolve as pessoas ao redor dele.
No triunfalismo evangélico em que vivemos, só sabemos carregar a garrafa de água, quando temos que encontrar os que têm cinco pães e dois peixinhos e estão dispostos a entregar tudo nas mãos do Senhor.

4º) Devemos ser humildes
Faça a história com cinco pães e dois peixinhos, até que alguém veja e tenha coragem de dar a você cem pães e duzentos peixinhos. Use o pouco que você tem nas mãos, porque uma ‘gotinha pequena’ pode refrescar a secura da vida de uma pessoa. Precisamos exigir menos das pessoas, para que através do amor elas desejem se engajar mais, estudar mais. Cristo não chamou um grupo seleto para servir seu reino, Ele chamou a todos nós.

5º) Evangelize
Não é necessária uma programação específica como o “Loucos por Jesus” para agirmos – evangelismo é o tempo todo, na nossa vizinhança, na escola, no trabalho. Fomos chamados para trazer alegria e para isso precisamos ser criativos, criar estratégias para sabermos a hora certa de falar. Somos cartas de amor de Deus para o mundo. Sua vida tem sido uma carta de amor ou de desgosto?

6º) A autenticidade é elementar

Na nossa falta de referência na sociedade, temos a tendência de copiar o outro. Isso é um erro! Se começarmos a copiar os outros, uma hora as pessoas irão nos sacar.

7º) No fim do dia volte para o Mestre

Quando os cestos estão cheios, é fácil esquecermos a fonte de tudo. Pode ser que no fim do dia, não tenhamos feito nada de muito grande, mas voltemos para o Mestre, porque o que vai nos segurar não é congresso, música, etc, o que importa é voltar pro Mestre.

O que você tem nas mãos? Cinco pães e dois peixinhos?

Débora Araújo é filha do Pr. Simonton Araújo
Missão Praia da Costa em Vila Velha (ES)
www.missaopraiadacosta.com.br


Mensagem ministrada no Congresso Loucos por Jesus
Edição: Renata Gonçalves
Comunicação Getsêmani

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

#25 Minha Música de Ninar

Ok, eu não sou normal! Disso todo mundo sabe. Mas de perto quem é, né?!
Eu queria ser daquelas pessoas que se lembram das músicas de ninar que cantavam pra ela na infância...? haaam... NAH!? Pra que se eu me lembro da capa do LP azul com a banda marcial [trompetes, trombones, tubas e todos instrumentos douradinhos de soprar] da Assembléia de Deus em plenos anos 80 [late 80s]! Imagina a cena meu pai me fazendo dormir ao som daquela metalera toda! Tá tudo explicado né?!

Lembranças a parte, ultimamente, não só pela pessoa que me apresentou a essa música, essa virou minha canção de ninar favorita!

Um beijo nas crianças e vamos lá cantarolar....

DOrme a cidade
REsta um coração
MIsterioso
FAz uma ilusão
SOLetra um verso
LAvra a melodia
SIngelamente
DOlorosamente
DOce a música
SIlenciosa
LArga o meu peito
SOLta-se no espaço
FAz-se a certeza
MInha cançao
REstia de luz onde
DOrme o meu irmão
[Minha Canção - Chico Buarque]

domingo, 5 de setembro de 2010

#24 Algum Dia, em Algum Lugar

eu pondo meus papéis, anotações, rabiscos e idéias em ordem [graças a Deus pelo feriado!] e eu encontrei esse pedaço de epifania acontecida algum dia em algum lugar nos últimos dias, semanas ou meses.

é primavera
bom domingo
força na peruca
deh.

A promessa pra eternidade é pro futuro e pra HOJE. Trabalharemos e veremos as coisas que fazemos frutificarem. E, apesar de todo o trabalho - muitas vezes árduo - teremos longevidade e saberemos desfrutar da vida e criação divina sem medo ou culpa, pois, Ele mesmo ordena REGOZIJO e ALEGRIA quando vivemos no que ELE cria.
A vida é tão PLENA que as histórias ruins do passado não dominam nossa mente, mas, apenas nos ensinam e nos lembram dos jeitos surpreendentes e criativos de Deus nos livrar/salvar e do quanto Ele nos ama.
Essa consciência e lembrança nos arrebatam de tal forma que estamos convictos que Ele está conosco e em nós, tão imanente que Ele nos ouve mesmo antes de falarmos.
A nossa parte é esperar e edificar, enquanto esperamos, uma casa que guardará e equipará as pessoas (nossos filhos, a nova geração) e vinhas que os alimentação e darão alegria para a vida, a realidade que é agora.
Essa casa e vinha podem muito bem ser A IGREJA - eu e você, a comunidade local, a igreja individual, pessoal e o ajuntamento dessas 'mini casas' formando uma casa só! Por onde Ele fala e enche TODAS as coisas com Sua PLENITUDE.




"Deus é especialista em construir castelos usando escombros"

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

#23 Epifanias Matinais | Os Cacos e o Salmo 82!

[texto produzido de manhã, corrigido de noite]

Ok, eu tenho o pai mais doido do mundo or what?

Como um cara lê esse texto E Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza.” e faz um esboço tão doido, impactante e transformador como aquele de ontem [usando “tomando um caco para com ele se raspar” apenas]?

E pra completar meu Salmo de hoje foi o 82.

Então juntando ontem e hoje cheguei as epifanias matinais de uma segunda-feira qualquer enquanto ouço minha querida @mahmundi soltar o gogo com a galera do Velho Irlandês [http://www.myspace.com/velhoirlandes].

Mesmo um caco quebrado pode viver uma vida completa Nele e por Ele de tal forma que até as segundas de manhã, cedo e chuvosas, ficam produtivas, cheia de expectativa e vida, apesar da cara de travesseiro!

Vamos ao que interessa, shall we?

No Salmo 82, Asafe começa com “Deus toma o seu lugar na reunião dos deuses” [NTLH]. Apesar de o comentarista dessa versão dizer que aqui ele se refere aos deuses das nações eu prefiro MUITO MAIS o view que as versões THE MESSAGE e AMPLIFIED [que eu acho que é a mesma que a EXPANDIDA no Brasil, nunca parei pra conferir, bad eu sei] me trouxeram. Veja lá:


1 “Deus se levanta na assembléia [dos representantes] Dele” [AMP]

O que vira a mesa toda na gente! Porque se for pra pensar que Deus está aqui julgando os deuses fica muito fácil pra nós, que na verdade, seremos os primeiros cobrados [1Pedro 4:16-17].

A verdade é que TODOS nós, SIM, TODOS, que nos submetemos ao SENHORIO DE CRISTO na nossa vida TODA somos representantes Dele aqui na terra. Embaixadores do Reino Dele, como já diria Paulo em 2Coríntios 5. Você não precisa fazer nada para se tornar um representante Dele – therefore pilar de justiça e verdade na sociedade – você já é quando entrega sua vida a Ele.

Partindo dessa premissa que nós estamos aqui pra representarmos Deus e seu Reino – ou seja, temperarmos e iluminarmos a terra com Seu sabor e Suas cores – independente da nossa situação agora [se estamos como cacos ou inteiros como um bonito vaso], Deus olha pra terra e se ira mas ao mesmo tempo nos relembra para que fomos chamados. Ou seja, Ele não cancela nossa comissão pela nossa falha. Ele apenas põe responsabilidade na nossa frente pra que nos enchamos de vontades de sermos melhores, mesmo quando cacos!


2-4 “Chega! Você corrompeu a justiça o suficiente [...] Seu trabalho é se levantar pelo sem poder e perseguir todos aqueles que os exploram” [TM]

3 “Faça a justiça ao fraco [pobre] e ao sem pai [órfão]; mantenha os direitos do aflito e necessitado.” [AMP]

A ira de Deus aqui não é com os que exploram os necessitados mas conosco, seus representantes, os que deviam aproveitar toda oportunidade para fazer o bem e não fazem.

Esse texto não é um incentivo para darmos mais vazão ao nosso discurso pomposo de que é tudo culpa da maquina corrupta e/ou de que precisamos tomar o poder desse negocio todo. Não! Mas sim um alerta, uma sirene, um placa indicativa: “lembrem de fazer o bem”.

Nós somos chamados pra ser sal e luz nessa terra, coluna [esteio como diria Paulo a Timóteo] da verdade e da justiça nessa sociedade. Se nós não agirmos, quem agirá?

A omissão dos agentes de justiça na terra faz com que tudo se despedace, com que a terra se “descole” [expressão usada na versão THE MESSAGE]. Ou seja, o mundo, a natureza, a cultura, as leis, os indivíduos são plenamente afetados porque nós, os crentinhos bonitinhos estamos muito ocupados choramingando o fato de estarmos “quebrados”, como cacos, e buscando algo pra satisfazer o vazio de uma vida compartimentalizada que nós mesmos criando.

Ow, acorda! Deus pode usar você – um caco – para aliviar as feridas de pessoas purulentas. Quem sabe você não está perto de uma pessoa que será um grande herói mas que precisa de um caco em suas feridas, mas você está tão “ensimesmado” com sua dor que não vê que tem um mundo inteiro precisando de um caco como você!

Dois extremos são perigosos, se achar caco demais e/ou julgar os cacos que estão sendo usados pra raspar feridas por serem eles cacos. Estar nesses dois lugares é perigoso! Melhor focar na missão que nos foi dada e deixar cada caco, com seu jeito, tamanho, convicção, forma de raspar e operar. Cada um tem uma jornada a percorrer e nosso trabalho é facilitarmos e direcionarmos os cacos cada vez mais pra perto do Oleiro.


6-7 “Eu os comissionei juízes, cada um de vocês. Mas vocês traíram seu próprio comissionamento” [TM]

Lembra de Jesus, no Sermão do Monte, em Mateus 5, falando que se o sal perde o seu sabor para mais nada serve? Pois bem. Same here! Deus nos comissionou para fazermos Seu sabor – de vida inteira, plena, satisfeita, cheia de esperança, que mesmo na dor pode produzir os mais lindos frutos – se espalhar pela terra.

Ele não chamou um grupo seleto de pessoas. É para TODOS!

Ele nos deu um mandato que não é só sair por ai evangelizando almas com um tino “propagandista” da fé como se Deus fosse um político que precisasse da credibilidade e aprovação das pessoas. Não! Ele pediu pra que trouxéssemos alivio e amor, bondade e paz, equilíbrio a vida das pessoas [que são seres humanos!], de tal formas que elas possam viver na completude de sua hominalidade e ainda assim, cheias Dele.

Dentro do nosso contexto, precisamos espalhar essa verdade de que Ele é Senhor de tudo! Essa verdade que não só faz sentido pra vida pessoal do individuo mas para o mundo todo.


Resumindo o samba:

Reaja mesmo se sua vida estiver aos cacos, ou se você estiver se sentindo um caco. Não espere alguém pra “raspar” suas feridas, faça isso você mesmo.

Deus pode e quer usar você mesmo sendo um caco. Ele te pôs como agente de justiça na terra. Grandes heróis foram ajudados por cacos insignificantes.

Nosso maior erro é nossa omissão, e nós perdemos o privilegio de viver uma vida plena que serve ao próximo quando nos omitimos e desprezamos os cacos e os purulentos.

Faça o que está nas suas mãos pra fazer. Não feche os olhos quando algo te incomodar. Dê um prato de comida, um casaco, um copo de água, um sorriso, um abraço. Pare pra conversar com alguém. Pequenos atos de bondade, consistentes, podem transformar a história.

Boa semana para todos!

sábado, 14 de agosto de 2010

#22 Nova Liderança | John Maxwell, Isaiah, thoughts&coffe

Bom dia navegantes!

Ok tem séculos que não escrevo sobre nosso assunto favorito de todos os assuntos favoritos nossos, aka LIDERANÇA.

Bom, essa semana comecei com um plano de leitura da Bíblia que meu pai distribuiu na Missão, “é preciso saber viver”. Dai comecei dia 1o de agosto, e o texto era Isaías 25 a 27, hoje, dia 14, acabei de ler esse livro que na minha adolescência fazia parte dos meus livros favoritos! Acredite se puder!

E agora, quando termino o livro, eu lembrei porque!

Anyways, estou lendo e rabiscando na Bíblia com comentários do Sr John Maxwell, que hoje é um dos caras que melhor soube traduzir liderança pra massa – Eclesiástica ou não – e que devia ser leitura obrigatória em qualquer escola de administração, seminário, etc.

Ai vão algumas anotações desse cabeção sobre liderança tiradas do livro de Isaías!

Espero que ajude você na sua caminhada!

Novos lideres, nova liderança, para um novo tempo!

Tudo de Deus, com tudo, com todos.

Lá vamos nós.

Beijo

Deh.


Lideres controlam o estresse enquanto administram a perspectiva

“Aqueles que mantêm seus olhos presos no passado correm o risco de entrarem em um grande choque com o futuro. Aqueles que conseguem apenas fixar-se no futuro sentem o duro golpe do que seja lidar com as coisas de hoje. Somente aqueles que firmam seus olhos em Deus podem, efetivamente, lidar com o compasso correto da vida.”

Nossa preparação + providência divina = sucesso

“Os líderes devem ser constantemente perguntados se seus planos trazem consigo a vontade revelada de Deus para si mesmos e para a sua organização. Depois eles devem perguntar a si mesmos se seus planos são relevantes para as necessidades de sua missão, seus valores, sua visão e seus objetivos a longo prazo. Por fim, eles devem perguntar se seu planejamento está de acordo com a cultura e necessidade de seus dias.”

Diante da crise, não fuja, conquiste confiança

Em face a tempos difíceis normalmente temos 2 reacoes: fugir ou lugar [o que os estudiosos de gestão chamam de flight or fight], Isaías mostra como um líder deve se portar e “segurar as pontas” em períodos como esse a ponto de serem seguros o suficiente para capacitarem outros líderes como colocou Maxwell – “somente lideres seguros capacitam outros lideres”.

6 traços precisam existir em um líder que passa por crise: integridade [“as palavras e a conduta do líder estão concordes”]; justiça [“o líder rejeita ganhos desonestos”/crise não é desculpa pra falta de caráter, nem excessao pra fazer besteira]; convicções [“os valores que o líder tem não lhe permitem aceitar suborno”/valores firmes]; foco positivo [“o líder se nega a conviver com assuntos perniciosos”/conhece suas fraquezas, sabe até onde pode ir, não quer perder sua capacidade de influenciar]; pureza [“o líder disciplina sua mente para permanecer pura e limpa”]; segurança [“o líder está firme, estável na sua própria identidade e na fonte de seu poder”].

Existe um lugar para cada coisa

Oração + Preparação. “Valer-se de apenas um deles é ingênuo e parcial”

Um líder sabe dizer “obrigado!”

Independente do momento que se está vivendo a gratidão a Deus e as pessoas é a marca de um líder saudável, que não tem medo de reconhecer que nada vem dele apenas – mas que as pessoas contribuem no processo e que toda a força, graça, capacidade e acertos vêm pela graça amorosa de Deus. “[…] dar graças a Deus é muito mais do que um único momento, […] deve ser um estilo de vida”

Aprendendo com atributos divinos

Deus como nosso exemplo mor de líder deixa algumas características [copiáveis] para nossa caminhada:

Providencia conforto e segurança para sua equipe e as pessoas que andam com você.

Para que as pessoas possam fazer o que você quer que elas façam capacite-as e delegue poder. Isso quer dizer: resource them com todos recursos necessários para cumprirem a tarefa. Nas palavras de Isaias: “torne o caminho reto”.

A arma mais poderosa de um líder é a comunicação. Oriente e dê direção as pessoas com todos os recursos disponíveis. Depois caminhe com as pessoas a jornada. [“Deus anuncia as boas-novas e guia seu povo como um bom pastor”]

Saiba se impor respeitando as limitações das pessoas, dando limites para que tenham uma vida mais saudável. Autoridade não se impõe, se conquista.

Crie o tempo todo e treine outros. Seja criativo nesse treinamento, nem todo mundo aprende do mesmo jeito!

Que as pessoas ao nosso redor, nossas equipe e liderados saibam que estamos ali por elas. Não temos todas as repostas, mas, no que pudermos queremos prover direção, recursos, capacitação, inspiração, etc.

Ilógicos

“Os lideres são capazes de fazer coisas que parecem não-lógicas e abrir Mao de posses valiosas, a fim de que possam realizar e obter seus sonhos.”

Visão, missão e satisfação

“Os lideres devem dar sua vida pela causa que assumem. Eles devem sentir que o que eles estão fazendo é importante para Deus. Somente, então, eles sentirão uma profunda satisfação pelo trabalho.”

People pleasing, sooo wrong

Nossa necessidade de agradar os outros não pode ser nossa prioridade. Se nos preocuparmos demais com isso esquecemos de liderar as pessoas, deixamos nossa convicção e coragem de lado.

Convicção firme gera coragem para agir, mesmo com um povo teimoso, e essa convicção que é o start no processo só vem se estamos pendurados em Deus – igual carne pendurada no gancho de açougue [figura nojenta, eu sei, mas é a mais precisa para nossa dependência Nele]!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

#21 Salmos de Trás pra Frente | Sl 89

Logo de manhã finalizando salmo 89 em fim.

Vamos a mistureba de versões: NVI, THE MESSAGE e AMPLIFIED!

Vamos a essa Palavra que dá estalos nos neurônios, nos espande, light up a esperança e põe um sorriso de “I KNOW HE LOVES ME, and oh how He loves me!” no rosto.

[eu peguei as versões que li misturei tudo, traduzi, parafraseei e epifanei – eu sei eu sei palavra que só existe no meu vocábulo! #fino]


Eu cantarei do grande amor de Deus pra sempre.

Com minha boca eu farei a sua fidelidade conhecida por todas as gerações.

seu amor deus, é a minha canção. e para sempre eu direi a todos o quão fiel e confiável tu és. eu nunca vou parar (desistir) de contar da história do seu amor – como você construiu (desenhou) o comos e garantiu (firmou, segurou) tudo nele.

Eu declararei que o seu amor permanece (de pé) firme pra sempre.

o teu almor sempre foi e sempre será o fundamento de nossas vidas. sua fidelidade é o teto sobre nosso mundo.

Os Céus louvam (enaltecem, aplaudem, elogiam, celebram) suas maravilhas

Quem nos altos Céus se compara a Ti, Senhor?

Ele é mais incrível (formidável, temível) que todos/tudo que o cercam.

Quem é como Tu?

Você é poderoso, oh Deus, e sua fidelidade te cerca.

Os céus são teus e tua também é a terra. Você fundou a terra e tudo o que há nela.

deus, que o universo (cosmos) te louve, louve seus caminhos (meios, métodos, propostas) maravilhosos.

se eu procurar no alto e no profundo, scanear os céus e a terra, não encontrarei nada que se compare com esse deus, que é imenso e consigo traz a imensidão e envolve tudo e todos.

ele é poderoso e fiel de todos os ângulos.

esse deus que é dono do universo e fez todas as coisas nele, de átomos a arcanjos.

Bem aventurados

(abençoados, felizes, a serem invejados) aqueles que aprenderam a aclamar-Te (aplaudir, saudar, proclamar). Aqueles que andam na luz da tua presença.

abençoadas são as pessoas que sabem a senha da gratidão (que a praticam), que desfilam com sua mensagem declarada e carregam sua radiante presença.

elas conhecem o som da alegria (apreciam as bençãos espirituais materializadas nessa vida, aproveitam do banquete preparado todo dia). elas andam na luz e no favor de sua expressão (do seu semblante, fisionomia, ar, apoio, aprovação e auxílio).

Eles se alegram no seu nome o dia inteiro

eles exultam na sua justiça. Pois você é a glória e a força deles, e pelo seu favor você exaltou (levantou) nossa força.

encatados (Satisfeitos) eles dançam o dia todo, pois sabem quem você é o que você faz – eles não conseguem ficar calados (sobre isso tudo, o seu amor os impele, a causa queima no coração)!

sua beleza vibrante entrou dentro de nós (imbuiu). você tem sido tão bom conosco! é como se estivéssemos flutuando (mesmo em tempos turbulentos, e quando não há paz, a sua bondade e paz estão). encontramos alegria plena no seu nome e podemos andar de cabeça em pé. tudo o que somos e tudo o que temos nós devemos a ti.

Nós chamaremos por Ele: nosso Pai, nosso Deus, a rocha da nossa salvação.

Ele não tirará o seu amor de nós ou trairá sua fidelidade. no seu amor seremos eternamente preservados.

ansiamos por viver essa vida inteira, essa realidade, a eternidade.

quando em tristeza, lembre-se de mim e de quão curta é a vida pra que eu gaste meu tempo em desespero e lágrimas. nessas horas procuramos pelo amor pelo qual você é tão conhecido. você nos criou para mais do que essa vida não foi? queremos tudo de deus. com tudo. com todos.

sábado, 31 de julho de 2010

#20 Brennan Manning Fever!

Essa semana li, rabisquei, anotei, re-li o livro "o obstinado amor de deus" do brennan manning e meus neuronios ainda estao estalando! coisas simples e verdadeiras que falam com a gente, sabe como e!

ai vai um pedacinho dessa preciosidade.

abraço,

deh

"cristo dentro de nós, que é nossa esperança de glória, não é uma questão de debate teológico ou especulação filosófica. ele não é um passatempo, um projeto de tempo parcial, um bom tema para um livro ou um último recurso quando todo esforço humano fracassa. ele é nossa vida, o fato mais real a nosso respeito. ele é o poder e a sabedoria de deus habitando dentro de nós."

quinta-feira, 8 de julho de 2010

#19 Do Fundo do Baú | A Entrevista

A gripe me atacou de novo e dessa vez me deixou em casa na companhia de muitos sucos de limão [sem açucar por favor] da Del, Cewin500, Trimedal, etc.

Dai, fui eu organizar meus FILES na minha pasta de docs no MAC e futica dali, deleta daqui [eu com certeza deletei algo que não devia só pra variar, eu sempre faço isso] achei essa entrevista que fizeram comigo, eu respondi como vocês poderão ver, mas não faço idéia de quando, pra quem ou o que foi isso! Deve ter sido em algum lugar entre 06 e 08 porque tá com celular antigo no final, oh fun!

Então direto do baú pra vocês, uma entrevista por Deus sabe quem com minha persona!

Have Fun!
Deh.

_______________________________________________

Quase 96% das pessoas entrevistadas acreditam na existência de Deus. Vocês estão entre essas pessoas? O que leva vocês a crerem nisso?
Eu acredito na existência de Deus! Como não acreditar? A criação grita que Ele existe, o vácuo dentro da gente que grita por algo maior que nós mesmos…. E de repente tudo faz sentido quando você se encontra com Deus. Não qualquer deusinho que você tem que fazer algo pra alcançá-lo, mas um Deus que criou todas as coisas - continua criando – e que mesmo sendo tão grande, resolve se relacionar com a gente! O que me leva a crer em Deus é a minha experiência pessoal. Eu não conseguiria acordar e lutar todo dia, não teria a esperança que tenho, os sonhos que tenho, o potencial que tenho se não fosse Ele. A pergunta acho que não é como eu acredito mas por que (ou como) não acreditar?!

A maioria das pessoas também acreditam que quem pratica o mal vai ter que prestar contas a Deus. Você concordam com isso? Por quê?
Eu tenho certeza que todo mundo pratica o mal. Até mesmo os cristãos – e religiosos. Alguém ai é perfeito? Levanta a mão por favor! Enfim, mais do que me preocupar se Deus vai me chicotear ou não se eu tropeçar aqui ou ali, acho que devo me preocupar se estou fazendo o que Ele mandou eu fazer, se estou cumprindo o meu propósito aqui na terra. Ai sim, Ele vai nos pedir conta dos talentos que nos deu e se fizemos o que fomos criados pra fazer. Amo as pessoas, ajudo a acabar com injustiça, etc.? é claro que dentro disso tudo vem a questão moral. Se eu conheço um Deus tão amoroso e gracioso de uma forma ou outra a mudança interior acaba se transformando em mudança exterior. Você pratica o mal e se sente bem com isso?! Procura um psicólogo pelo amor de Deus!!!

E na vida após a morte. Vocês acreditam? Por quê?
Se eu acredito em Deus, consequentemente acredito na eternidade. Impossível desvincular tais coisas. Jesus Cristo morreu numa cruz e ressuscitou para nos dar vida eterna! É a nossa esperança, é pra onde caminhamos, é o que nos faz perseverar em meio as lutas – saber que um dia Deus enxugará todas nossas lágrimas e viveremos onde não há dor, sofrimento, inimizade, corrupção, etc. Se você parar pra analisar todas religiões no mundo não consideram a morte como o fim. De uma forma ou outra todas elas discutem a questão da vida apos a morte. Se todos discutem deve haver algo não é mesmo!? Vale lembrar que eternidade se decide no presente! A decisão é sua! E isso ninguém pode decidir por você. Valido também é lembrar que inferno não é só um lugarzinho cheio de gente virando espetinho, um monte de grito e um cara de vermelho com um tridente na mão. Mas a ausência de Deus – ou seja, ausência de amor, paz, comunhão, alegria, cores, diversão, musica, etc.

por Débora Araújo

8134 8924

debora.otoni@gmail.com

terça-feira, 29 de junho de 2010

#18 Epifanias Matinais | Salmo 100

"e venham cantando até a sua presença"

Nós não cantamos pra presença Dele baixar, e nossas músicas não fazem o ambiente mais ou menos espiritual, mais ou menos cheio de Deus.
Nós cantamos para lembrarmos a nós mesmo de um fato DEUS ESTA AQUI e a lembrança da Sua presença muda a atmosfera, nossas atitudes, enche nossos corações de paz, regosijo e gratidão. impossível lembrar da presença do GRANDE DEUS no meio de pessoas como nós (sl 102.3-11) e não romper numa expressão de alegria e agradecimento - "porque o
Senhor é bom, o seu amor dura para sempre e sua fidelidade não tem
fim"

[SELAH]

terça-feira, 15 de junho de 2010

#17 Nova Liderança | VISION

O que vimos até aqui [...]

Como tem um loooongo tempo que a gente não se comunica vale a pena fazer uma revisão rápida do que já conversamos até aqui sobre liderança [afinal, recordar é viver literalmente].

“Liderar é levar uma pessoa ou um grupo de pessoas onde elas não iriam se estivessem sozinhas”

“Liderança é a habilidade de inspirar/influenciar pessoas, traduzindo a visão em realidade, atraindo o compromisso dos seguidores de forma voluntária”

no 1o post sobre o tema falamos um pouquinho da história por trás da palavra e de alguns conceitos pertinentes sobre liderança [em 11 de março de 2010]. depois [sim 10 dias depois, eu estava disciplinada eu sei!] falamos sobre o verdadeiro norte do líder, baseados na entrevista da revista management com bill george – pontuamos sobre a autenticidade e o saber pra onde se estar indo como certezas imprescindíveis na vida dos grandes líderes. é impossível motivar pessoas e fazer com que elas cheguem em algum lugar se você mesmo não sabe onde está indo.

E se não somos autênticos a ponto de não conseguirmos liderar nem nossa própria vida dificilmente conseguiremos alcançar as pessoas [no mais profundo delas]. Você não precisa adquirir habilidades especiais para isso, nem ficar forçando pra coisa acontecer. Comece do começo ‘com quem você é, se você consegue ser verdadeiro para com o que realmente é’”

mais pra frente um pouquinho falamos sobre se posicionar pra crescer. O fato de que na liderança nem sempre o caminho certo é o caminho mais fácil. E é nossa a escolha diária de sairmos da zona de conforto se quisermos alçar novos vôos e crescermos.

e o último post sobre liderança foi “learn from the big guns” onde lemos umas diquinhas espertas de grandes líderes da atualidade tiradas da hsm mag. e de todas as citações do último texto, repito essas palavras pertinentes de jack welch:

Seja íntegro | seja coerente quanto ao que diz e faz e não permita falta de integridade. “Qualquer pessoa que violar a integridade deve ser enforcada em praça pública”. Deixe que as pessoas saibam o que está pensando e admita quando cometer um erro.

Pergunte e seja humilde | “Todo mundo sabe alguma coisa que você não sabe.”

Reconheça | “Eu adoro enriquecer as pessoas. Se você não tem prazer em dar aumento, quem é você? Deve estar infeliz consigo mesmo.” [encorajar pessoas não custa caro, precisamos parar com esse medo idiota de admitir que as pessoas fizeram um bom trabalho e/ou que elas são melhores que a gente!]

Conquiste as pessoas para a execução | “Faça com que todos sintam nos ossos sua missão.” Isso requer que todos saibam o que ganham perseguindo-a e como podem ajudar a implantá-la.

Desenvolva líderes | [porque isso é o que um líder faz!]


Episódio de hoje: visão clara e publicada

Acabei de sair do meu maior evento do ano [o LIVE como comentei em algum post passado em breve o site estará atualizado pra você conferir o que rolou por lá] cujo beat é motivar, equipar e inspirar lideres [pessoas, em sua maioria jovens e adolescentes] para voltarem pros seus habitats e viverem acima da média [uma vida que transforme outras apesar da situação em que se encontram – da falta de recursos, investimento e favorabilidades (sim acabei de inventar essa palavra!)]. Ou seja, cada pessoa é capaz de fazer algo por alguém [seja esse alguém uma pessoas ou várias]. Tudo o que é necessário é parar de usar desculpas [as faltas disso ou daquilo] e começar a agir. A provisão vem, as pessoas certas e necessárias aparecem, força e esperança se renovam, e por aí vai...

Muitas coisas ficaram evidentes nesse evento [MUITAS MESMO!] mas o que fica sempre evidente é a necessidade ENORME de referência e de role models para essa galera que está vindo agora [ou ‘a nova geração’ como costumamos falar]. Devido ao fato de que poucos homens e mulheres tem vivido engajados numa causa para além de si mesmos qualquer coisa que é feita atraí multidões e pode influenciar, positivamente ou não, o comportamento das pessoas – principalmente dos mais novos.

Lembra daquele papo de que 5% das pessoas lideram 95%? Estudiosos chegaram a conclusão de que uma minoria pensa, avalia, julga e compara sadiamente enquanto a maioria processa e segue sem discutir. Não há espaço para coisas como ponderar e considerar, refletir e tirar suas conclusões, criar e justificar suas próprias convicções. Essa geração “emergente” precisa desesperadamente de respostas mas não têm coragem de correr atrás delas. Preferem algo pronto e enlatado. A capacidade de ouvir, discernir e reter o que é bom é quase igual a minha capacidade de concentração [tem que rir pra não chorar]! Fica cada dia mais evidente a necessidade de pessoas loucas [porque pra morrer para uma vida mesquinha e normal tem que ser maluco mesmo] que têm a capacidade de transformar valores numa causa a ponto de que sua vida, sua respiração e transpiração, tudo sobre você fale sobre o que e para o que você vive.

Uma vez ouvi isso “o primeiro sinal de que alguém pensa é que seus valores estão claros e publicados”. [Escreve a visão e torne-a bem legível…para que a possa ler até quem passa correndo.” Habacuque 2:2]

Um líder consegue transmitir a visão de forma a agregar não só recursos humanos a sua causa – pessoas que vão pegar no “chifre do boi” e batalhar junto, morrer se preciso for – mas também, recursos financeiros – porque alguém tem que pagar a conta no final. É impossível as pessoas se depararem com uma causa tão atraente e não quererem investir suas vidas, finanças, pensamentos, sonhos, orações, enfim TUDO nela.

O sucesso do líder está na sua capacidade de COMUNICAR a visão, como será feito [por mais que não se tenha todos os how to’s], etc. As pessoas precisam saber que não estão ali a toa, que são necessárias e têm um papel nessa história. Comunique, motive e negocie. Cada dia mais precisamos de lideres que possam convencer e persuadir pessoas a ação. O primeiro mexe com a inteligência racional, padronizando a informação; o segundo com a inteligência emocional levando a pessoa a ação.

Ao mesmo tempo que é empolgante toda essa história de comunicar, repassar informação e levar as pessoas a se envolverem numa causa, tudo isso é uma grande responsabilidade [como muito bem lembrou dona Mirna hoje na nossa ‘conversa de boteco’ tomando um caldinho verde da hora!]. Temos que ter cuidado pois podemos levar as pessoas a cometer atos doidos. A necessidade de líderes e referência é tão grande que se usamos mal de nosso poder influenciador podemos levar as pessoas a cometerem loucuras desajustadas.

Em fim, existe uma multidão doida pra fazer alguma coisa e um mundo setento por mudança. O gap entre um e outro pode ser preenchido por líderes que carregam causas [que dão respostas a uma humanidade desesperada] escritas na testa. Pessoas com credibilidade e integridade [são completas a ponto de não necessitarem de trambiques!], pessoas que sabem comunicar a que vieram e que criam uma cultura atraente que vai na contra mão daquilo que já existe.

"Existem 2 escolhas primárias na vida: aceitar as coisa como elas estão/são ou aceitar a responsabilidade de alterá-las" D. Waitley

No meu devocional diário no twitter li duas frases do mestre Brian que cabem muito pra esse momento:

“Lead in a way that RESOURCES dreams & live with a dream that attracts RESOURCE!”

Captured by a vision - Prisoner to a Hope - Anchored in a Promise - Sold out for a Cause!”

Impossível ler isso e não sair por aí com algo estampado na testa! Viva por uma causa, anuncie essa causa e as pessoas e recursos vêm atrás!

Espero de alguma forma ter aguçado suas entranhas pra algo maior e atiçado sua massa cerebral pra viver grande, viver anunciado e anunciando!

Abraços

deH.

“Porque vimos e ouvimos e não podemos nos calar” atos 4:20

domingo, 2 de maio de 2010

#16 OPEN YOUR EYES, follow the signs

o que acontece num domingo qualquer não tem um impacto qualquer
as multiformas formas, os sons, as texturas, as garrafas de café, a falta de sono, o excesso de sono, os amigos loucos, e mais café, orquestra e Cid Guerreiro, ...

e Deus em todos os momentos, detalhes, coisinhas sempre presente!
basta estar vivo pra ver, sentir, entender, se entregar...

e como imagens falam mais que as palavras ai vão bits and pieces desse dia:




#15 WAD | grand finalle

o grande final do release WAD 2010
com direito a texto da dona Rah Araujo [http://quel-araujo.blogspot.com/]

O maior desafio de todos os que podem ser propostos. O objetivo que vai te tirar da sua zona de conforto na busca de algo que vai além de você. O sonho que não frustra. A mudança que não acaba. O brilho que não termina.
Ame. Seja mais do que você pode ser atraves do amor. Reflita o amor. Espalhe o amor.


Deixe agora todas as desculpas para trás. Agora é a hora de amar. De descobrir no outro um valor inestimável. De ver na vida o que realmente importa. De investir no inacreditavel. De se dar pelo outro. Por todos, com tudo.
É tempo do amor que é mais do que meras palavras bonitas. Amor que une distâncias, conceitos e idéias. Amor que une atraves do tempo, do espaço e da história.


Amor que abraça, corre, chora, alegra, doa, perdoa, cria e surpreende.
É hora de vivermos O amor. O que era antes de tudo e todos. O que será para sempre. O que se doou por todos — independente de quem sejam. O amor que acredita em tranformação. O amor que gera tranformação. O amor que é o perfeito.


É hora de vivermos Ele, que é o amor.
Conceitos passam. Ideias mudam. Amor é eterno.
Desafie-se a amar como nunca antes.
Ame quem você não pensaria que pudesse amar.
Ame até não fazer sentido amar mais. E é aí que a aventura do amor começa.


Raquel


http://wadstudio.tumblr.com/