quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

#8 Cristianismo Puro e Simples

Olá viajantes... e voilá minha disciplina continua lacking as usual + o carnaval foi intenso!

E fazendo das palavras do mestre Lewis as minhas hoje quero discorrer sobre as essências dessa coisa que chamamos de “ser crente”. Tudo bem que meu texto não vai ser nem 1/3 do que o dele é MAS espero poder ajudar alguém na jornada rumo ao Lar.

Vale ressaltar que heck yeah o carnaval foi surpreendente – confiar na graça de Deus e na promessa de Sua presença deu certo mais uma vez!

Vamos lá... ouvi nesses dias de folia que ser cristão não é um bando de regras e leis ou conjunto de coisas que faço e por isso sou. Ser crente na verdade é Jesus vivendo em mim e através de mim, ou seja, Ele sendo SENHOR [lembra daquele papo anterior?] a ponto de poder usar minhas mãos, pés, olhos e boca pra tocar pessoas através de mim.

Isso já estoura meus neurônios porque normalmente associamos ser crente com deixarmos de fazer certas coisas e/ou ir ou não ir a certos lugares. Quando isso tudo é só consequência de uma vida que dia a dia se encontra com o Amor e se enche desse Deus que é grande, transcendente, mas mais perto que a pele e imanente como nenhuma outra coisa/pessoa é.

Ser cristão é na verdade ter coragem de deixar que alguém – Cristo – viva em e através de você. De forma que, sua agenda deixa de existir pra que a agenda Dele exista, seus gostos, vontade e sonhos deixam de ser prioridades. Até onde você gasta seu dinheiro muda!

Em fim, você aprende a ouvir essa Voz, esse sussurro suave e tranquilo que te direciona – mesmo quando a direção é NÃO – e acima de tudo, aprende a obedecer e caminhar na confiança de que mesmo não fazendo todas as suas vontades e seus prazos Ele tem tudo sob controle!

Doidera né!? Mas não sei viver de outro jeito. Não sei e não quero. A paz mesmo quando tudo me é negado é impressionante. A esperança mesmo quando no nirvana do meu esgotamento é inegável.

E quando você menos espera o amanhã vem!

Minha leitura – atrasada mas acontecendo – está no livro “Por que você não quer mais ir a igreja” de Coleman e um outro carinha [preguiça de ir pegar o livro e por os nomes dos autores]. Ok, minhas expectativas pro livro foram altas – esperava algo avassalador no estilo Yancey mas naah. Surpresa foi chegar no 6o capitulo e tirar algumas pérolas que blew my mind e me puseram pra refletir. Transcrevi algumas que achei ter haver com o assunto de hoje, espero que gostem. [as frases vão com meus singelos comentários]

"quando se cava o próprio buraco é preciso jogar terra nos outros" – isso explica muita critica e mentira, então viva acima disso, não se deixe abater ou parar por qualquer terrinha que jogam em você ore pra que a pessoa enxergue o buraco que está cavando pra si própria antes que ela morra e mate muita gente!

"o fato de você não ser capaz de ver não altera a realidade" – e o que é a realidade? Deus é e está! Acho que salmo 46.10 é o encaixe perfeito aqui.

"você não irá longe se questionar o amor de Deus por você todas as vezes que suas expectativas não forem atendidas" – nem sempre o que a gente acha que é melhor pra gente naquele momento é o que é verdadeiramente melhor. Lembra que os discípulos queriam peixe e não conseguiram a noite toda, e depois Jesus vai lá e da a dica e os peixes? No final eles ficam com os peixes? Não, eles largam tudo pra lá e seguem ao Mestre. Por que?! Porque quando se está com Ele nada mais me faz falta! O sentimento de complitude apesar da aparente falta de certas coisas é dominante.

Bom por hora é isso

Cristianimo é deixar ELE viver em e através de você!

Até a próxima

Live strong!

xx

deH.


DEHBLOGARIO

ok como algumas pessoas tem problema ou histeria [já diria freud], eu vou fazer um dicionário pra quem não tem habiatualidade com a língua inglesa o que é um choque pois vivemos num mundo globalizado - me espanta o atraso das pessoas as vezes e não me espanto porque algumas ainda estão onde estão DEVERAS! e enfim, lembrando sempre que escrevo para os meus AMIGOS de jornada, não tentando ofender ninguém, se a carapuça serve como sempre digo vamos tentar vestí-la e alterar aquilo que deve ser alterado! Tem um mundo inteiro precisando da gente e eu realmente não vou deixar de ser eu ou perder meu sono porque tem gente ficando ofendida porque eu sei inglês [AI AI].

[obrigada @luiz_pequeno pela dica do dehblogário, amigos como você que fazem parte da resposta e não do problema são os que constroem minha opinião!]


expressões usadas no texto de hoje

voilá [francês] - num português de buteco: "tcharam", aí está...

lacking as usual [ing] - faltosa como sempre

heck yeah [ing] - caraca, wow, aham, e todas outras expressões de surpresa, alegria, espanto e felicidade por algo ter dado MUITO CERTO, ou como diriam os amigos indiano "arebaba"

blew my mind [ing] - estorou [?] minha mente, sabe quando parece que seus neorônios estão fazendo tilin tin tin com algo muito grandioso que te disseram ou vc leu/ouviu?

live strong [ing] - viva forte [apesar dos fracos "que sempre tereis convosco"]

2 comentários:

  1. Sim! Abrir mão dessa autonomia aceitar que Ele verdadeiramente sempre está com a Razão.

    Bom demais Dé!

    ResponderExcluir
  2. Que massa... tô lendo esse livro do Lewis.!!
    Aprender e entender o que Ele quer para nós, como vc disse, mesmo que seja não, quando queremos ouvir um Sim...

    gostei muito do blog..em especial esse post!
    Vamos proclamar a verdade...!
    bjim

    ResponderExcluir