domingo, 18 de abril de 2010

#13 Nova Liderança | LEARN FROM THE BIG GUNS

NO ÚLTIMO EPISÓDIO [...]

Pra sermos líderes que conseguem de verdade impactar pessoas a ponto de transformar seus caminhos para sempre precisamos diariamente nos posicionarmos para crescer. E sim, crescer nesse caso é uma escolha! A zona de conforto é bem mais atraente, te dá o que você precisa, mas não te leva onde você realmente deveria estar. E leva verdadeiros líderes, que têm coragem de se questionar todo dia e de se re-posicionar quando necessário para crescer a ponto das pessoas ao seu redor serem beneficiadas com esse alargamento.

Episódio de hoje: APRENDENDO COM OS GRANDES

Depois de 2 meses estou finalmente terminando de ler minha revistinha de wanna be geek [HSM MANAGEMENT]. E como sempre o melhor estava no final! Um compêndio de boas dicas de liderança vindo dos caras mais feras que falaram na EXPOMANAGEMENT09 [evento que eu realmente pretendo freqüentar um dia!]. E sim, enquanto eu escrevo isso um novo dia está nascendo, o sol pondo sua linda carinha pra fora e eu aqui sentada na sala depois de uma madrugada bem produtiva [eu acho...] e cheia de picolés da ajelson [só 2 prometo! Abóbora com cocô rls!]. Olhar pro alto bem de manhã da toda uma nova perspectiva pra vida, injeção de ânimo e esperança. Mas chega de xurumelas e vamos ao que interessa, shall we? [mas não é que começou a chover!]

Só algumas instruções antes de ler:

O que estiver entre “ “ é fala direta do cara;

O que está entre [ ] ou escrito normal são meus comentário [sempre relevantes eu sei ahaha]; e,

O que estiver em itálico é da revista.

Have fun

xo

deH.

DIQUINHAS DE JACK WELCH

“Está no gene do líder ser generoso com as palavras e com o dinheiro.”

Alguns conselhos ao líder [selecionei 5 das 8 que ele menciona]:

Seja íntegro | seja coerente quanto ao que diz e faz e não permita falta de integridade. “Qualquer pessoa que violar a integridade deve ser enforcada em praça pública”. Deixe que as pessoas saibam o que está pensando e admita quando cometer um erro.

Pergunte e seja humilde | “Todo mundo sabe alguma coisa que você não sabe.”

Reconheça | “Eu adoro enriquecer as pessoas. Se você não tem prazer em dar aumento, quem é você? Deve estar infeliz consigo mesmo.” [encorajar pessoas não custa caro, precisamos parar com esse medo idiota de admitir que as pessoas fizeram um bom trabalho e/ou que elas são melhores que a gente!]

Conquiste as pessoas para a execução | “Faça com que todos sintam nos ossos sua missão.” Isso requer que todos saibam o que ganham perseguindo-a e como podem ajudar a implantá-la.

Desenvolva líderes | [porque isso é o que um líder faz!]

PALAVRAS INTELIGENTES DE FERNÁNDEZ-ARÁOZ

“A capacidade de tomar decisões acertadas sobre com quem contar é o fator de maior impacto no sucesso de um alto executivo [ou líder, ou gestor, o que você preferir] [...] os talentos impactam o valor de uma empresa [...] Temos de saber o que buscar nas pessoas, onde encontrá-las e como avaliá-las. [...] A questão não são as ferramentas, mas as pessoas que as aplicam.”

Ou seja, não adianta termos a estrutura perfeita se não temos pessoas, tão pouco adianta termos pessoas certas nos lugares errados. Roger Born disse: “O conhecimento age como uma arma. É preciso que esteja nas mãos de pessoas preparadas.” [preparadas não quer dizer perfeitas, mas habilitadas e dispostas a aprender e a fazer]

Essa foi minha fave dele: “As pessoas são contratadas por sua experiência e demitidas pela falta de inteligência emocional [capacidade de nos gerirmos em nossa relação com os outros].”

PEQUENO LEMBRETE DE VENKAT RAMASWAMY

“As pessoas precisam acreditar que você as está levando a sério.” [lembra de ‘as pessoas não se importam com o que você sabe até saberem que você se importa!] Giuliani o cara que citarei abaixo pôs assim em seu texto “Se quiserem ser líderes, têm de amar as pessoas.”

PRINCÍPIOS DE UM LÍDER EFICAZ SEGUNDO GIULIANI

“INTEGRIDADE, porque as pessoas não seguirão a ambigüidade. O líder tem de ter uma crença solida e assumir responsabilidade por sua gestão. OTIMISMO, pois as pessoas seguem quem aceita o problema e busca a solução.CORAGEM, tornando o medo uma motivação para aprender a realizar. Preparo, para reagir ao inesperado como que por intuição. CONSCIÊNCIA DE EQUIPE, sabendo os próprios pontos fracos e buscando a compensação e sinergia na equipe. COMUNICAÇÃO, para dar o rumo e estabelecer medidas, mas também para escutar.”

E quando você acha que Rudolph Giuliani já falou tudo lá vem mais [explosions in the sky – meu cérebro chega a fazer pirinpinpin, good stuff].

“liderança se aprende nas experiências da vida […] um líder não é a somatória do que todos pensam, mas o resultado singular daquilo que ele pensa. Um líder não reage a multidão, mas a conduz. […] Se seu objetivo é ser popular, você não é um líder, mas um seguidor. […]”

E, para fechar com esse distinto senhor ai vão suas dicas para a formação de um líder: “ler (ser um especialista naquilo que lhe interessa), ouvir (fazer perguntas aos especialistas), debater (criar uma tensão entre os dois lados da questão), escrever (ajuda a aprender e raciocinar [amém!]) e pensar, isto é, formar uma opinião própria, que ‘não vem pelo Twitter’.”

EM FIM, MICHAEL PORTER

“A chave é decidir a quem você vai entrar seu valor único.” [Não deixe que as coisas te conduzam, conduza as coisas. Assim como uma empresa deve buscar conduzir o mercado! Enfim, essa frase merece um momento Selah! Pare e pense sobre isso! Tire suas conclusões!]

Sobre crescer estratégicamente, ai vão os bullets points de Porter: fortalecer características únicas, aprofundar a posição estratégica, expandir geograficamente com o mesmo posicionamento, ampliar o mercado em que a empresa é única.

Porter avisa: “A estratégia não é um processo democrático. Não se trata de fazer todo mundo feliz, de incorporar a idéia de todos.” [a linha fina entre amar as pessoas mas não deixá-las tirarem seu foco! Hard!]

A PROFECIA DE JAMES WRIGHT

“O Brasil passará a ser um celeiro de talentos, em vez de campo de treinamento intensivo para administradores internacionais [...] nossos executivos serão reconhecidos pela criatividade, agilidade e produtividade.”

E FINALMENTE,

Lembra daquele papo de se posicionar pra crescer? Fica cada vez mais in voga que o líder tem que “aproveitar oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento [...] estar atento ao que passa a seu redor e valorizar a opinião de outros [...] o líder constrói a própria visão de mundo [...] é o pensar por si.” O líder tem que lembrar de sua singularidade, você é único, e ter autoconfiança e gosto pelos desafios [as vezes gerados pelo simples fato de você assumir sua singularidade]. Uma pessoa assim tem a capacidade de tentar novamente após errar.

_ _ _

NA JORNADA, dizem que a vida é uma eterna aprendizagem [o velho “vivendo e aprendendo”]. A pergunta é “queremos aprender?”. Nem sempre as lições são fáceis. E quem disse que Deus não fala numa revista de negócios? “Longevidade não é demorar a morrer, mas viver bem por muito mais anos”. Li e pensei “e viver está em morrer todo dia e achar a vida [felicidade, completude, relevância e sentido] em TI”.

_ _ _

2 DIAS DEPOIS

Esse post na verdade foi terminado 2 dias depois do anunciado acima. A chuva caiu, o sono bateu, as ocupações e loucuras vieram [parece que vivi 5 dias em 2] mas, terminamos, isso que importa! E sim, é madrugada, tem picolé da Ajelson e chá! Tem música boa, e muita expectativa. Tem uma cabeça que quer estar atenta aos sinais, a direção das mãos do Mestre [salmo 123]. Vamos que vamos!

_ _ _

ESTÁ CHEGANDO O DIA!

O ápice da minha vida de events freak e do meu ano está se aproximando numa velocidade doida demais! LIVE10 está chegando! Pela terceira vez gente doida por inspirar, equipar e motivar outras pessoas se juntam para 3 dias de muitas surpresas. Débora pirando, Simonton e suas idéias mirabolantes, telas de LED, muitos estalos, a Cia das cuecas dançando e por ai vai!

Meu coração está com expectativa lá em cima, meu cérebro já está em pane, meu desejo sincero e clamor da alma é pra que além de tudo isso citado acima [luzes, estruturas, planejamentos, etc] as pessoas se encontrem com Deus, porque só um encontro com Ele para nos transformar a ponto de deixarmos Ele reinar e sermos a resposta que esse mundo realmente precisa.

Enfim, isso tudo pra dizer www.live10.com.br está no ar! Clique, ore, inscreva-se, invista, ajude, envolva-se!

Um comentário:

  1. Caramba!!!
    acho que vou levar uns 3 dias pra fazer todo esse som na minha cabeça se transformar em pensamentos lógicos e enfim culminar em atitudes focadas em fazer o nome de Cristo mais e mais glorificado...enfim...
    Débora muito obrigaod por todo esse barulho, por todo esse material pra pensar...

    ResponderExcluir