terça-feira, 15 de junho de 2010

#17 Nova Liderança | VISION

O que vimos até aqui [...]

Como tem um loooongo tempo que a gente não se comunica vale a pena fazer uma revisão rápida do que já conversamos até aqui sobre liderança [afinal, recordar é viver literalmente].

“Liderar é levar uma pessoa ou um grupo de pessoas onde elas não iriam se estivessem sozinhas”

“Liderança é a habilidade de inspirar/influenciar pessoas, traduzindo a visão em realidade, atraindo o compromisso dos seguidores de forma voluntária”

no 1o post sobre o tema falamos um pouquinho da história por trás da palavra e de alguns conceitos pertinentes sobre liderança [em 11 de março de 2010]. depois [sim 10 dias depois, eu estava disciplinada eu sei!] falamos sobre o verdadeiro norte do líder, baseados na entrevista da revista management com bill george – pontuamos sobre a autenticidade e o saber pra onde se estar indo como certezas imprescindíveis na vida dos grandes líderes. é impossível motivar pessoas e fazer com que elas cheguem em algum lugar se você mesmo não sabe onde está indo.

E se não somos autênticos a ponto de não conseguirmos liderar nem nossa própria vida dificilmente conseguiremos alcançar as pessoas [no mais profundo delas]. Você não precisa adquirir habilidades especiais para isso, nem ficar forçando pra coisa acontecer. Comece do começo ‘com quem você é, se você consegue ser verdadeiro para com o que realmente é’”

mais pra frente um pouquinho falamos sobre se posicionar pra crescer. O fato de que na liderança nem sempre o caminho certo é o caminho mais fácil. E é nossa a escolha diária de sairmos da zona de conforto se quisermos alçar novos vôos e crescermos.

e o último post sobre liderança foi “learn from the big guns” onde lemos umas diquinhas espertas de grandes líderes da atualidade tiradas da hsm mag. e de todas as citações do último texto, repito essas palavras pertinentes de jack welch:

Seja íntegro | seja coerente quanto ao que diz e faz e não permita falta de integridade. “Qualquer pessoa que violar a integridade deve ser enforcada em praça pública”. Deixe que as pessoas saibam o que está pensando e admita quando cometer um erro.

Pergunte e seja humilde | “Todo mundo sabe alguma coisa que você não sabe.”

Reconheça | “Eu adoro enriquecer as pessoas. Se você não tem prazer em dar aumento, quem é você? Deve estar infeliz consigo mesmo.” [encorajar pessoas não custa caro, precisamos parar com esse medo idiota de admitir que as pessoas fizeram um bom trabalho e/ou que elas são melhores que a gente!]

Conquiste as pessoas para a execução | “Faça com que todos sintam nos ossos sua missão.” Isso requer que todos saibam o que ganham perseguindo-a e como podem ajudar a implantá-la.

Desenvolva líderes | [porque isso é o que um líder faz!]


Episódio de hoje: visão clara e publicada

Acabei de sair do meu maior evento do ano [o LIVE como comentei em algum post passado em breve o site estará atualizado pra você conferir o que rolou por lá] cujo beat é motivar, equipar e inspirar lideres [pessoas, em sua maioria jovens e adolescentes] para voltarem pros seus habitats e viverem acima da média [uma vida que transforme outras apesar da situação em que se encontram – da falta de recursos, investimento e favorabilidades (sim acabei de inventar essa palavra!)]. Ou seja, cada pessoa é capaz de fazer algo por alguém [seja esse alguém uma pessoas ou várias]. Tudo o que é necessário é parar de usar desculpas [as faltas disso ou daquilo] e começar a agir. A provisão vem, as pessoas certas e necessárias aparecem, força e esperança se renovam, e por aí vai...

Muitas coisas ficaram evidentes nesse evento [MUITAS MESMO!] mas o que fica sempre evidente é a necessidade ENORME de referência e de role models para essa galera que está vindo agora [ou ‘a nova geração’ como costumamos falar]. Devido ao fato de que poucos homens e mulheres tem vivido engajados numa causa para além de si mesmos qualquer coisa que é feita atraí multidões e pode influenciar, positivamente ou não, o comportamento das pessoas – principalmente dos mais novos.

Lembra daquele papo de que 5% das pessoas lideram 95%? Estudiosos chegaram a conclusão de que uma minoria pensa, avalia, julga e compara sadiamente enquanto a maioria processa e segue sem discutir. Não há espaço para coisas como ponderar e considerar, refletir e tirar suas conclusões, criar e justificar suas próprias convicções. Essa geração “emergente” precisa desesperadamente de respostas mas não têm coragem de correr atrás delas. Preferem algo pronto e enlatado. A capacidade de ouvir, discernir e reter o que é bom é quase igual a minha capacidade de concentração [tem que rir pra não chorar]! Fica cada dia mais evidente a necessidade de pessoas loucas [porque pra morrer para uma vida mesquinha e normal tem que ser maluco mesmo] que têm a capacidade de transformar valores numa causa a ponto de que sua vida, sua respiração e transpiração, tudo sobre você fale sobre o que e para o que você vive.

Uma vez ouvi isso “o primeiro sinal de que alguém pensa é que seus valores estão claros e publicados”. [Escreve a visão e torne-a bem legível…para que a possa ler até quem passa correndo.” Habacuque 2:2]

Um líder consegue transmitir a visão de forma a agregar não só recursos humanos a sua causa – pessoas que vão pegar no “chifre do boi” e batalhar junto, morrer se preciso for – mas também, recursos financeiros – porque alguém tem que pagar a conta no final. É impossível as pessoas se depararem com uma causa tão atraente e não quererem investir suas vidas, finanças, pensamentos, sonhos, orações, enfim TUDO nela.

O sucesso do líder está na sua capacidade de COMUNICAR a visão, como será feito [por mais que não se tenha todos os how to’s], etc. As pessoas precisam saber que não estão ali a toa, que são necessárias e têm um papel nessa história. Comunique, motive e negocie. Cada dia mais precisamos de lideres que possam convencer e persuadir pessoas a ação. O primeiro mexe com a inteligência racional, padronizando a informação; o segundo com a inteligência emocional levando a pessoa a ação.

Ao mesmo tempo que é empolgante toda essa história de comunicar, repassar informação e levar as pessoas a se envolverem numa causa, tudo isso é uma grande responsabilidade [como muito bem lembrou dona Mirna hoje na nossa ‘conversa de boteco’ tomando um caldinho verde da hora!]. Temos que ter cuidado pois podemos levar as pessoas a cometer atos doidos. A necessidade de líderes e referência é tão grande que se usamos mal de nosso poder influenciador podemos levar as pessoas a cometerem loucuras desajustadas.

Em fim, existe uma multidão doida pra fazer alguma coisa e um mundo setento por mudança. O gap entre um e outro pode ser preenchido por líderes que carregam causas [que dão respostas a uma humanidade desesperada] escritas na testa. Pessoas com credibilidade e integridade [são completas a ponto de não necessitarem de trambiques!], pessoas que sabem comunicar a que vieram e que criam uma cultura atraente que vai na contra mão daquilo que já existe.

"Existem 2 escolhas primárias na vida: aceitar as coisa como elas estão/são ou aceitar a responsabilidade de alterá-las" D. Waitley

No meu devocional diário no twitter li duas frases do mestre Brian que cabem muito pra esse momento:

“Lead in a way that RESOURCES dreams & live with a dream that attracts RESOURCE!”

Captured by a vision - Prisoner to a Hope - Anchored in a Promise - Sold out for a Cause!”

Impossível ler isso e não sair por aí com algo estampado na testa! Viva por uma causa, anuncie essa causa e as pessoas e recursos vêm atrás!

Espero de alguma forma ter aguçado suas entranhas pra algo maior e atiçado sua massa cerebral pra viver grande, viver anunciado e anunciando!

Abraços

deH.

“Porque vimos e ouvimos e não podemos nos calar” atos 4:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário