quinta-feira, 11 de março de 2010

#10 Nova Liderança | LAUNCH

Depois de muitos carnavais ai começa a saga da LIDERANÇA. Nos próximos capítulos dessa novela queria compartilhar diquinhas [como diria dona Edith hahaha], coisinhas que com certeza podem nos ajudar e nos relembrar algumas coisas muito boas na nossa caminhada como lideres.


Vale lembrar que, primeiro, você é um líder quer goste dessa noticia ou não. Você não precisa liderar um time de 100 pessoas ou ter sido nomeado a tal para o ser. Se você já cuida da sua vida, já é líder de si mesmo! Dois, isso não é apenas algo para liderança cristã, são lições que você pode levar para qualquer esfera da sua vida.


Há alguns meses atrás voltei para a sala de aula [MBA gestão empresarial FGV/MMURAD] e entre tantas coisas que já ouvi e fui relembrada uma delas foi sobre liderança. A primeira menção sobre esse termo e até mesmo a palavra líder são encontradas na Bíblia! Olha que fino! A primeira vez EVER na história! O que me lembra que Deus acima de tudo é o maior interessado que sejamos pessoas que puxam a multidão, pessoas que influenciam, que são ambiciosos e extremamente humildes. Sejam todas essas qualidades aplicadas na liderança de sua vida pessoa ou de uma empresa, uma igreja, uma banda, etc.


Depois outras menções dos termos “liderança, líder, liderar” foram aparecendo na historia – no Egito, por exemplo. Em 1830, Hegel, dizia que o líder deve primeiro ser um seguidor pra depois poder liderar, pois, só assim entenderia a necessidade dos liderados [wow]! Há pouco tempo o professor Druker pôs isso pra fora da seguinte forma: “líder é aquele que possui seguidores, pois a liderança não existe sem os liderados”.


E, foi com o surpreendente Churchill [1o ministro da Inglaterra durante a 2a guerra] que o conceito do líder como influenciador e motivador ficou mais tangível! O cara fez um discurso que fez um pais sem armas ou exercito suficientes se unisse, lutasse e vencesse quando tudo parecia contrario.


A arma mais poderosa do líder é a comunicação! Um líder deve se esmerar em comunicar [ser claro sobre planos, estratégias, projetos], negociar [possíveis mudanças nas decisões a serem tomadas, ouvir opiniões, tentar envolver todos no processo] e motivar [consistência, o “porque” atrás do “o que”, encorajamento e reconhecimento].


Um líder é capaz de aumentar exponencialmente os resultados esperados! Olha a responsa!

Acima de tudo, por vivermos numa pós modernidade louca uma das características que faz um líder [ou uma pessoa] sair da massa [os 95% que processam] e ir para o grupo de pensantes que lideram as multidões [5%] é sua disposição de se agarrar aos seus valores e convicções e tê-las bem claras e relembradas a todo momento!!


Olha que forte! As pessoas que tem coragem de viver em seus valores, lutar e se preciso morrer por eles são as que influencia e puxam a multidão! E hoje como é escasso ver pessoas primeiro que tenham valores e convicções definidas – que sabem para o que vivem, quanto mais dando sangue, suor e lagrimas [palavras do discurso de Churchill] por eles.

Pra terminar vão alguns conceitos de liderança pra você ler, re-ler, gravar e viver acima da media em todas as esferas da sua vida.


“Liderança é influencia, nada mais, nada menos”


“Liderar é levar uma pessoa ou um grupo de pessoas onde elas não iriam se estivessem sozinhas”


Liderança é a habilidade de dirigir, de influenciar, contribuindo para que as pessoas façam algo extraordinário”


“Liderança é a habilidade de inspirar/influenciar pessoas, traduzindo a visão em realidade, atraindo o compromisso dos seguidores de forma voluntária”


Em breve mais LEADERSHIP pra vocês! [bons tempos de aulas leadership 1....49 @ oz]


Espero que essas poucas palavras tenham ajudado!


Vamos com tudo fazer coisas acima da media!


Beijos

deH.

Um comentário:

  1. muuuito legal
    o mais irado é saber que pessoas como vc estão distribuindo esse tipo de informação de um jeito simples sem menosprezar a intelingência da galera nem monopolizar a informação fazendo parecer que só vc sabe...
    adorei

    ResponderExcluir