sábado, 14 de agosto de 2010

#22 Nova Liderança | John Maxwell, Isaiah, thoughts&coffe

Bom dia navegantes!

Ok tem séculos que não escrevo sobre nosso assunto favorito de todos os assuntos favoritos nossos, aka LIDERANÇA.

Bom, essa semana comecei com um plano de leitura da Bíblia que meu pai distribuiu na Missão, “é preciso saber viver”. Dai comecei dia 1o de agosto, e o texto era Isaías 25 a 27, hoje, dia 14, acabei de ler esse livro que na minha adolescência fazia parte dos meus livros favoritos! Acredite se puder!

E agora, quando termino o livro, eu lembrei porque!

Anyways, estou lendo e rabiscando na Bíblia com comentários do Sr John Maxwell, que hoje é um dos caras que melhor soube traduzir liderança pra massa – Eclesiástica ou não – e que devia ser leitura obrigatória em qualquer escola de administração, seminário, etc.

Ai vão algumas anotações desse cabeção sobre liderança tiradas do livro de Isaías!

Espero que ajude você na sua caminhada!

Novos lideres, nova liderança, para um novo tempo!

Tudo de Deus, com tudo, com todos.

Lá vamos nós.

Beijo

Deh.


Lideres controlam o estresse enquanto administram a perspectiva

“Aqueles que mantêm seus olhos presos no passado correm o risco de entrarem em um grande choque com o futuro. Aqueles que conseguem apenas fixar-se no futuro sentem o duro golpe do que seja lidar com as coisas de hoje. Somente aqueles que firmam seus olhos em Deus podem, efetivamente, lidar com o compasso correto da vida.”

Nossa preparação + providência divina = sucesso

“Os líderes devem ser constantemente perguntados se seus planos trazem consigo a vontade revelada de Deus para si mesmos e para a sua organização. Depois eles devem perguntar a si mesmos se seus planos são relevantes para as necessidades de sua missão, seus valores, sua visão e seus objetivos a longo prazo. Por fim, eles devem perguntar se seu planejamento está de acordo com a cultura e necessidade de seus dias.”

Diante da crise, não fuja, conquiste confiança

Em face a tempos difíceis normalmente temos 2 reacoes: fugir ou lugar [o que os estudiosos de gestão chamam de flight or fight], Isaías mostra como um líder deve se portar e “segurar as pontas” em períodos como esse a ponto de serem seguros o suficiente para capacitarem outros líderes como colocou Maxwell – “somente lideres seguros capacitam outros lideres”.

6 traços precisam existir em um líder que passa por crise: integridade [“as palavras e a conduta do líder estão concordes”]; justiça [“o líder rejeita ganhos desonestos”/crise não é desculpa pra falta de caráter, nem excessao pra fazer besteira]; convicções [“os valores que o líder tem não lhe permitem aceitar suborno”/valores firmes]; foco positivo [“o líder se nega a conviver com assuntos perniciosos”/conhece suas fraquezas, sabe até onde pode ir, não quer perder sua capacidade de influenciar]; pureza [“o líder disciplina sua mente para permanecer pura e limpa”]; segurança [“o líder está firme, estável na sua própria identidade e na fonte de seu poder”].

Existe um lugar para cada coisa

Oração + Preparação. “Valer-se de apenas um deles é ingênuo e parcial”

Um líder sabe dizer “obrigado!”

Independente do momento que se está vivendo a gratidão a Deus e as pessoas é a marca de um líder saudável, que não tem medo de reconhecer que nada vem dele apenas – mas que as pessoas contribuem no processo e que toda a força, graça, capacidade e acertos vêm pela graça amorosa de Deus. “[…] dar graças a Deus é muito mais do que um único momento, […] deve ser um estilo de vida”

Aprendendo com atributos divinos

Deus como nosso exemplo mor de líder deixa algumas características [copiáveis] para nossa caminhada:

Providencia conforto e segurança para sua equipe e as pessoas que andam com você.

Para que as pessoas possam fazer o que você quer que elas façam capacite-as e delegue poder. Isso quer dizer: resource them com todos recursos necessários para cumprirem a tarefa. Nas palavras de Isaias: “torne o caminho reto”.

A arma mais poderosa de um líder é a comunicação. Oriente e dê direção as pessoas com todos os recursos disponíveis. Depois caminhe com as pessoas a jornada. [“Deus anuncia as boas-novas e guia seu povo como um bom pastor”]

Saiba se impor respeitando as limitações das pessoas, dando limites para que tenham uma vida mais saudável. Autoridade não se impõe, se conquista.

Crie o tempo todo e treine outros. Seja criativo nesse treinamento, nem todo mundo aprende do mesmo jeito!

Que as pessoas ao nosso redor, nossas equipe e liderados saibam que estamos ali por elas. Não temos todas as repostas, mas, no que pudermos queremos prover direção, recursos, capacitação, inspiração, etc.

Ilógicos

“Os lideres são capazes de fazer coisas que parecem não-lógicas e abrir Mao de posses valiosas, a fim de que possam realizar e obter seus sonhos.”

Visão, missão e satisfação

“Os lideres devem dar sua vida pela causa que assumem. Eles devem sentir que o que eles estão fazendo é importante para Deus. Somente, então, eles sentirão uma profunda satisfação pelo trabalho.”

People pleasing, sooo wrong

Nossa necessidade de agradar os outros não pode ser nossa prioridade. Se nos preocuparmos demais com isso esquecemos de liderar as pessoas, deixamos nossa convicção e coragem de lado.

Convicção firme gera coragem para agir, mesmo com um povo teimoso, e essa convicção que é o start no processo só vem se estamos pendurados em Deus – igual carne pendurada no gancho de açougue [figura nojenta, eu sei, mas é a mais precisa para nossa dependência Nele]!

Nenhum comentário:

Postar um comentário