segunda-feira, 16 de agosto de 2010

#23 Epifanias Matinais | Os Cacos e o Salmo 82!

[texto produzido de manhã, corrigido de noite]

Ok, eu tenho o pai mais doido do mundo or what?

Como um cara lê esse texto E Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza.” e faz um esboço tão doido, impactante e transformador como aquele de ontem [usando “tomando um caco para com ele se raspar” apenas]?

E pra completar meu Salmo de hoje foi o 82.

Então juntando ontem e hoje cheguei as epifanias matinais de uma segunda-feira qualquer enquanto ouço minha querida @mahmundi soltar o gogo com a galera do Velho Irlandês [http://www.myspace.com/velhoirlandes].

Mesmo um caco quebrado pode viver uma vida completa Nele e por Ele de tal forma que até as segundas de manhã, cedo e chuvosas, ficam produtivas, cheia de expectativa e vida, apesar da cara de travesseiro!

Vamos ao que interessa, shall we?

No Salmo 82, Asafe começa com “Deus toma o seu lugar na reunião dos deuses” [NTLH]. Apesar de o comentarista dessa versão dizer que aqui ele se refere aos deuses das nações eu prefiro MUITO MAIS o view que as versões THE MESSAGE e AMPLIFIED [que eu acho que é a mesma que a EXPANDIDA no Brasil, nunca parei pra conferir, bad eu sei] me trouxeram. Veja lá:


1 “Deus se levanta na assembléia [dos representantes] Dele” [AMP]

O que vira a mesa toda na gente! Porque se for pra pensar que Deus está aqui julgando os deuses fica muito fácil pra nós, que na verdade, seremos os primeiros cobrados [1Pedro 4:16-17].

A verdade é que TODOS nós, SIM, TODOS, que nos submetemos ao SENHORIO DE CRISTO na nossa vida TODA somos representantes Dele aqui na terra. Embaixadores do Reino Dele, como já diria Paulo em 2Coríntios 5. Você não precisa fazer nada para se tornar um representante Dele – therefore pilar de justiça e verdade na sociedade – você já é quando entrega sua vida a Ele.

Partindo dessa premissa que nós estamos aqui pra representarmos Deus e seu Reino – ou seja, temperarmos e iluminarmos a terra com Seu sabor e Suas cores – independente da nossa situação agora [se estamos como cacos ou inteiros como um bonito vaso], Deus olha pra terra e se ira mas ao mesmo tempo nos relembra para que fomos chamados. Ou seja, Ele não cancela nossa comissão pela nossa falha. Ele apenas põe responsabilidade na nossa frente pra que nos enchamos de vontades de sermos melhores, mesmo quando cacos!


2-4 “Chega! Você corrompeu a justiça o suficiente [...] Seu trabalho é se levantar pelo sem poder e perseguir todos aqueles que os exploram” [TM]

3 “Faça a justiça ao fraco [pobre] e ao sem pai [órfão]; mantenha os direitos do aflito e necessitado.” [AMP]

A ira de Deus aqui não é com os que exploram os necessitados mas conosco, seus representantes, os que deviam aproveitar toda oportunidade para fazer o bem e não fazem.

Esse texto não é um incentivo para darmos mais vazão ao nosso discurso pomposo de que é tudo culpa da maquina corrupta e/ou de que precisamos tomar o poder desse negocio todo. Não! Mas sim um alerta, uma sirene, um placa indicativa: “lembrem de fazer o bem”.

Nós somos chamados pra ser sal e luz nessa terra, coluna [esteio como diria Paulo a Timóteo] da verdade e da justiça nessa sociedade. Se nós não agirmos, quem agirá?

A omissão dos agentes de justiça na terra faz com que tudo se despedace, com que a terra se “descole” [expressão usada na versão THE MESSAGE]. Ou seja, o mundo, a natureza, a cultura, as leis, os indivíduos são plenamente afetados porque nós, os crentinhos bonitinhos estamos muito ocupados choramingando o fato de estarmos “quebrados”, como cacos, e buscando algo pra satisfazer o vazio de uma vida compartimentalizada que nós mesmos criando.

Ow, acorda! Deus pode usar você – um caco – para aliviar as feridas de pessoas purulentas. Quem sabe você não está perto de uma pessoa que será um grande herói mas que precisa de um caco em suas feridas, mas você está tão “ensimesmado” com sua dor que não vê que tem um mundo inteiro precisando de um caco como você!

Dois extremos são perigosos, se achar caco demais e/ou julgar os cacos que estão sendo usados pra raspar feridas por serem eles cacos. Estar nesses dois lugares é perigoso! Melhor focar na missão que nos foi dada e deixar cada caco, com seu jeito, tamanho, convicção, forma de raspar e operar. Cada um tem uma jornada a percorrer e nosso trabalho é facilitarmos e direcionarmos os cacos cada vez mais pra perto do Oleiro.


6-7 “Eu os comissionei juízes, cada um de vocês. Mas vocês traíram seu próprio comissionamento” [TM]

Lembra de Jesus, no Sermão do Monte, em Mateus 5, falando que se o sal perde o seu sabor para mais nada serve? Pois bem. Same here! Deus nos comissionou para fazermos Seu sabor – de vida inteira, plena, satisfeita, cheia de esperança, que mesmo na dor pode produzir os mais lindos frutos – se espalhar pela terra.

Ele não chamou um grupo seleto de pessoas. É para TODOS!

Ele nos deu um mandato que não é só sair por ai evangelizando almas com um tino “propagandista” da fé como se Deus fosse um político que precisasse da credibilidade e aprovação das pessoas. Não! Ele pediu pra que trouxéssemos alivio e amor, bondade e paz, equilíbrio a vida das pessoas [que são seres humanos!], de tal formas que elas possam viver na completude de sua hominalidade e ainda assim, cheias Dele.

Dentro do nosso contexto, precisamos espalhar essa verdade de que Ele é Senhor de tudo! Essa verdade que não só faz sentido pra vida pessoal do individuo mas para o mundo todo.


Resumindo o samba:

Reaja mesmo se sua vida estiver aos cacos, ou se você estiver se sentindo um caco. Não espere alguém pra “raspar” suas feridas, faça isso você mesmo.

Deus pode e quer usar você mesmo sendo um caco. Ele te pôs como agente de justiça na terra. Grandes heróis foram ajudados por cacos insignificantes.

Nosso maior erro é nossa omissão, e nós perdemos o privilegio de viver uma vida plena que serve ao próximo quando nos omitimos e desprezamos os cacos e os purulentos.

Faça o que está nas suas mãos pra fazer. Não feche os olhos quando algo te incomodar. Dê um prato de comida, um casaco, um copo de água, um sorriso, um abraço. Pare pra conversar com alguém. Pequenos atos de bondade, consistentes, podem transformar a história.

Boa semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário